5 dicas para manter uma saúde mental mais jovem

0
15

Hoje em dia é raro encontrar alguém que nunca tenha se matriculado em uma academia em algum momento de sua vida. O que vemos é que a saúde do nosso corpo nos preocupa muito, e isso é muito positivo. Mas e a saúde mental? Ainda não entraram na moda as chamadas “ginásticas mentais”, então vou apresentar aqui uma série de conselhos que, quando colocados em prática, ajudarão a melhorar suas capacidades mentais, ao mesmo tempo em que diminuem a velocidade do envelhecimento cerebral.

Realizar atividades multi-tarefa

Consiste basicamente em realizar várias tarefas ao mesmo tempo, como ouvir música enquanto estuda e cozinhar enquanto assiste TV ou escuta o rádio. A capacidade para fazer coisas diferentes ao mesmo tempo é determinada pelo córtex pré-frontal do nosso cérebro, que pode ser treinado da mesma maneira que fortalecemos nossas pernas ao correr ou caminhar.

Trabalhar em equipe

Se você faz alguma atividade em grupo, seja um esporte ou um passatempo, terá um menor risco de sofrer de qualquer doença mental. Isso porque o ser humano é um ser social por natureza, e os laços sociais que estabelecemos repercutem em nosso estado psicológico.

Faça rabiscos

Você pode até achar que é brincadeira, mas minha proposta está baseada numa pesquisa publicada na revista Applied Cognitive Psychology, uma referência e tanto no mundo psicologia. Ao que parece, a mente humana exerce uma capacidade de memorização e de concentração mental muito grande enquanto nossas mãos deslizam aleatoriamente com uma caneta, ou lápis, sobre o papel.

Segundo a psicóloga Jackie Andrade, esta prática ajuda a manter a atenção durante uma tarefa entediante e evita uma distração desnecessária. Essa foi a conclusão a que chegou depois de uma pesquisa realizada por telefone; quem rabiscava durante o telefonema se lembrava de mais detalhes sobre a chamada.

Meditar faz bem

A meditação pode ser comparada ao pesos que levantamos com nossos músculos. Já que praticamos tantos esportes, por que não dedicar 10 minutos por dia para relaxar a mente e exercitá-la?

Afaste-se da obesidade

Independentemente das consequências que a obesidade traz para a saúde física, existe uma forte relação entre a obesidade e a redução do tamanho cerebral na fase adulta. O responsável por essa conclusão é Paul Thompson, pesquisador da Universidade da Califórnia. Segundo Paul, o excesso de gordura causa a obstrução das artérias, diminuindo a irrigação sanguínea. Dessa forma, a quantidade de oxigênio que chega aos neurônios é menor.

 

Fonte: A Mente é maravilhosa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here